Mais dúvidas? Encaminhe via o email sac@precisometrologia.com.br   

 Responderemos assim que possível.

 

FAQ - Preciso

FAQ (Frequently Asked Questions) é a lista com as perguntas mais frequentemente realizadas sobre a Preciso e seus serviços.

O que a Preciso desenvolve?

PRECISO desenvolve soluções para sua eficiência, segurança e qualidade, calibrando seus instrumentos para que sejam mais exatos, avaliando a qualidade do seu ar, a contaminação dos seus produtos e suas características físico-químicas, medindo seus processos, mantendo seus instrumentos e equipamentos, e muito mais!


 

Por que escolher a Preciso?

Primeiro laboratório do Centro-Oeste totalmente voltado à prestação de serviços (desde o ano 2000), atendemos mais de 4000 clientes em todos os estados do Brasil, entre eles multinacionais de renome, e muitas empresas de todo tamanho e setor de atividade. Seja PRECISO você também! 

A qualidade, a confiabilidade e a segurança do seu produto ou serviço são importantes?

Nada que não pode ser medido pode ser melhorado! E como confiar na medição de um instrumento que não foi calibrado?

Eficiência e economia são importantes para sua empresa?

Ninguém tem dinheiro para jogar fora, e o lucro das empresas de hoje está muito ligado ao desperdiço, e não mais ao faturamento. Um processo enxuto, sem desperdício, só é possível com medições precisas.

Meu instrumento de medição é novo, preciso calibrar?

O fato de um instrumento ser novo não garante que sua medição seja correta. Teoricamente, a precisão absoluta é impossível. Leia mais em DA SAP010 Divulgação de conteúdo para difundir o conhecimento metrológico. Então, é necessário calibrar seu instrumento novo, e verificar se o erro máximo dele atende as exigências do seu processo.

Qual a frequência de calibração ideal para um instrumento/equipamento?

A frequência de calibração depende da criticidade do seu processo ou de normas especificas. Mas sempre lembre que se um instrumento for encontrado com erro maior que permitido, todos os produtos produzido com influencia da sua medição deverão ser analisados criticamente, podendo incluir recall de produtos (veículos, medicamentos...) ou avaliação estrutural de prédios (concreto, aço...).

Calibrar garante que meu instrumento esteja perfeito para uso?

Não existe medição perfeita. Para qualquer medição, seja com o melhor instrumento que for, existe uma incerteza. Você precisa saber se seu instrumento e os resultados por ele indicados são adequados ao seu processo. Por exemplo, 1g de erro pode não ser grave para uma balança utilizada para pesar picanha, mas certamente seria um problema para uma balança utilizada para pesar ouro! Leia mais em DA SAP010 Divulgação de conteúdo para difundir o conhecimento metrológico.

Qual a diferença entre manutenção, calibração, aferição e verificação? Qual deve ser feita no meu equipamento?

O que é a incerteza de uma medição?

O que é o erro de uma medição?

O erro de medição é a diferença entre a leitura realizada no seu instrumento e o valor considerando como verdadeiro, indicado quando da calibração num instrumento padrão preciso, e calibrado com garantia de rastreabilidade a padrões nacionalmente ou internacionalmente reconhecidos, conforme exigências da NBR ISO 9000, NBR ISO 17025... 

Quais dados analisar em um certificado de calibração?

Qual é a validade do meu certificado? Quem define essa validade?

Quando um equipamento é considerado "condenado"? O que deve ser feito?

Qual a diferença entre sensor de nível e transmissor de nível?

O sensor de nível indica a presença ou ausência de um produto. O transmissor de nível indica o nível de um produto num silo ou tanque, por método ultrassônico ou por medição de pressão, utilizando padrão de comunicação 4-20mA, tensão,  Hert...

Please reload